segunda-feira, 14 de março de 2011

Minha guerra pessoal com mosquitos

        Período chuvoso na região amazônica, dias de muita chuva e de muitos, mas muitos carapanãs (é como chamamos os mosquitos por aqui). O número de carapanãs deve ter relação que eles utilizam a água como meio para depositar ovos e tals. Essa é uma teoria minha, porque se serve para os mosquitos da dengue deve servir para os semelhantes.

o "exército" de mosquitos daqui de casa
        No quarto em que durmo aqui em casa tem um banheiro anexado, falo que é anexado e não um quarto/suíte porque foi criado mais um cômodo, que virou ateliê de costura de minha mãe e tia (quem quiser entra em contato porque elas costuram muito bem), que compartilha o banheiro. Neste banheiro, nos últimos dias enquanto tomo banho  ou escovo meus dentes percebo um elevado número de mosquitos repousando no espelho e no forro. Esses mosquitos ou mosquitAs já que são as fêmeas que sugam o sangue pareciam mais uns porquinhos com asas, já que estavam bem alimentados barrigas vermelinhas do meu sangue, imagino

Mosquitos de casa são que nem o do lado direito

        Sempre quando via os mosquitos tinha a idéia de pegar o Baygon não é propaganda para matá-los, mas com uma memória fraca (toda vez pensava e falava comigo mesmo:  "quando descer eu pego" ) nunca lembrava de pegar na dispensa. Este lenga-lenga se repetiu durante uma semana, até que ontem fui empenhado logo não preguiçoso e peguei o veneno. Antes de borrifá-lo, dei uma última olhada na minha vítimas, que por uma rápida contagem deviam ser uns 15. Espalhei o produto por todo o banheiro do teto até o chão, ficando um cheiro insuportável. Fechei a porta para que não houvessem sobreviventes com o sorriso na boca com pensamento de dever cumprido.

Com a promesa de matar todos os insetos lembrei de usar o Baygon

        Fui dormi naquela noite com a idéia de que não teria nenhuma marca de picada de carapanã. Contudo na manhã seguinte para minha total surpresa, vi que estava coberto de marcas, muito mais que o usual, no meu pescoço, mãos e ROSTO. Como minha namora diz, parecia que os mosquitos queriam me carregar durante a noite, num esforço coletivo estilo Guliver

Esforço conjunto para carregar o homem


Pensando com meus botões, tive a conclusão do que aconteceu:

1 - Como forma de represaria pelas mortes de companheiros mosquitos, a resistência formada por sobreviventes  e rebeldes, assim como acontece com a máfia italiana ou com os traficantes do Rio, decidiu criar um ataque conjunto à minha pessoas para que eu pensasse duas vezes antes de matar os seus semelhantes. 
2 - Para salientar mais ainda, fizeram questão de marcar meu rosto, para que quando eu olhasse no espelho lembrasse que caso eu fosse responsável por mais uma morte de qualquer mosquito, seria vítima de mais um ataque impiedoso de seus irmãos.

a máfia dos mosquitos

        Vocês podem estar pensando - Que cara doido, pensando que mosquito é capaz de raciocinar!! - mas depois do meu TCC não duvido de nada.

        O meu TCC teve o título "PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DE DISPOSITIVO ELETRÔNICO USADO EM ARMADILHA PARA COLETAR INSETOS". Muitos colegas que perguntavam o assunto de meu tcc ficavam rachando o bico rindo com meu título. Contudo ao falar do que se tratava entendiam a importância do mesmo por se tratar de um projeto que envolvia áreas distintas (engenharia elétrica e ciências biológicas) e que representava uma revolução no método de coleta de mosquitos (devo falar um pouco de meu Tcc em um post quando o dispositivo que criei junto à armadilha concebida pelo Dr. Inocêncio Gorayeb obtiverem o número de patente - parece que saiu essa semana). 
        No dia  da minha apresentação do Tcc, o Dr. Gorayeb apareceu para me dar uma ajuda durante as perguntas. E foi quando ele falava que percebemos que os mosquitos que ele tanto estuda são bem inteligentes. No seu relato, ele revelou que em um dos seus testes durante a noite para verificar a eficácia de sua nova armadilha, que basicamente atrai os mosquitos, os captura em um compartimento através de rajadas de vento originadas de ventiladores na parte inferior. Ele se fez de atrativo (isca humana) na própria armadilha, conforme a figura abaixo: 

Esquema da armadilha, e NÃO, o Dr. Gorayeb não parece
uma mulher como a da foto - que é uma ajudante dele.
        Quando os ventiladores foram ativados, o Dr. Gorayeb teve a idéia de ver o que estava acontecendo dentro da armadilha na escuridão da noite. Para isto, ligou uma lanterna que estava consigo. Para sua surpresa (e a nossa que estava escutando o relato) viu que os mosquitos estavam se agararrando com as UNHAS microscópicas que possuem na costura do cone de tecido que faz parte da armadilha esperando que o vento se cessasse. Depois da observação ele melhorou a armadilha trocando o tecido da armadilha por um plástico liso.
        Mas fica a observação: O MOSQUITO SACANA/MALANDRO TAVA SE SEGURANDO na costura para não ser empurrado pelo vento, enganando a armadilha (seria este o jeitinho brasileiro dos mosquitos?!)!! O bicho é inteligente, tem pessoa que não tem essa inteligência...  E depois falam que o pato é que é inteligente (menos aqueles que pagam pensão de 50 mil reais).

        Por isso falo que não me espanto se os mosquitos planejaram o ataque, mas posso dizer que não irei ceder a estas pressões, e continuarei a minha luta pessoal para matá-los!!






PS.: Algumas tiras que mostram a "inteligência" de homens e animais...












Um comentário:

  1. Carapanãs com inteligência...será que eles pretendem dominar o mundo???

    ResponderExcluir