terça-feira, 5 de abril de 2011

Coisas sobre Trainees Sotreq

        Ae galera que acompanha o meu blog, que não são minha namorada ou mãe e espero que existam..., Depois de uma longa lacuna de postagens mais pessoais espero compartilhar o momento que passo. Posso dizer que já não faço parte dos números e estatísticas do Brasil. Não sou mais desempregado e assim não mais ocioso e uma pessoas que só suga o dinheiro dos pais!! Consegui me tornar um trainee da Sotreq. Para quem nunca ouviu falar, ela vende aqui no Brasil aqueles caminhões Caterpillar, aqueles amarelinhos de construção civil, mineração (fora de estrada) e etc.

Em tempos de ócio, um engenheiro ELÉTRICO (podem falar que é errado, mas eu prefiro assim) faria isso!!


Um pequeno caminhão Caterpillar...


       Posso afirmar que esta oportuna oportunidade hehe chegou na hora certa! Tipo Assim depois de meu intercâmbio no qual tive contato com os mais diferentes tipos de pessoas e empresas, vi que a engenharia (elétrica por exemplo) ia além de assinar projetos (elétricos) ou fazer uma manutenção direta em uma máquina, e sim ter capacidade de gerenciar um processo como um todo, ser empreendedor, ter que entender de um pouco de cada coisa e ainda ter visão global e  assim poder trabalhar em grandes empresas como a Airbus, EADS,etc. etc., gigantes internacionais que muitas vezes procuram pessoas flexíveis, com MBAs, que falem diversas línguas e dispostas a viajar muito.


Erasmus é o termo para os estudantes de intercâmbio na Europa


        Aliada a esta nova visão a vontade de viajar pelos mais diversos lugares fazendo negócios, conhecer lugares/pessoas e falar outras línguas, me fez querer muito entrar em uma empresa de grande porte que me desse oportunidade de turistar (eh eu sou chamado de turista pela minha namorada e colegas da federal...) e virar  um CEO ou seja, um executivo fod@...

Evolução


        Contudo é algo bem difícil para quem vive em Belém (poucas indústrias e poucas empresas de grande porte) e sem experiência profissional (estava ainda um pouco neurado decepcionado triste desde o retorno da França por não ter conseguido estágio)É até engraçado esse "paradoxo" da experiência profissional, porque atualmente está saindo muito na mídia que existem mais vagas que trabalhadores, contudo há um enorme porém, as empresas colocam as vagas disponíveis que exigem experiência de uns 2 anos, mas as pessoas que saem da faculdade de não tem essa experiência e então não entram na vaga e não pegam nenhuma experiência, e então entramos em um ciclo vicioso, onde empresas não oferecem experiência mas a exigem, coisa de doido não é ? Dessa forma como os estágios para quem está na graduação, os programas de Trainees são o melhor caminho para recém-formados adquirirem experiência profissional em um programa que o molda. Também como os estágios existem programas de trainees que exploram o recém formado ou tem como exigência um ALTO QI (Quem Indica).


Tem vagas e candidatos, o que falta?


        O programa de trainee da Sotreq descobri devido meu irmão não foi indicação!! pois ele já saiu de lá faz mais de ano. Ele fez o programa acho que em 2007, e pelo que via e ele falava, já percebia que era uma baita de uma chance profissional, pois a empresa que já foi considerada a melhor empresa para se trabalhar pela revista exame, já na época dele ensinava gerenciamento (curso de MBA), fazia job totation (o trainee conhece todas as aéras da empresa), pagava muito bem e ainda fornecia hospedagem  e passagem durante o treinamento em diversas cidades, alguém quer mais??




        Abro um pequeno parêntese parA única parte negativa do processo de seleção da Sotreq desse ano, que foi a complicação do que seria rápido e simples. O processo durou muito, quase três meses de longas esperas ao invés de poucas semanas. Ele foi realizado pelo grupo DES foco talentos, que acredito que foi a causa da complicação das coisas ou com menos eufemismo da CAGADA, mas é RH sabe... que diga a empresa contratante... O processo foi tão conturbado que as inscrições reabriram pelo menos umas 3 vezes, dias de dinâmicas alterados, aviso que havia sido eliminado para pessoas que haviam passado (tenho um colega que foi "eliminado" três vezes!). Eu fiz a dinâmica em grupo em Janeiro,a resposta da dinâmica que seria dada na outra semana demorou mais de um mês, por isso achava que havia sido eliminado e já estava fazendo até mestrado. Quando recebi a resposta positiva da dinâmica fui fazer a entrevista com o RH da Sotreq, mais uma espera de mais de um mês ao invés novamente de uma semana como haviam me dito - Achei mais uma vez que havia sido eliminado. Após mais uma resposta positiva do RH fiz a entrevista com o gestores da Sotreq, os diretores não são pouca merda, e sim penico cheio ao estilo sabatina com perguntas nadas fáceis. Essa etapa sim, obtive resposta rápida, que foi-me dada pela Sotreq ao fim da tarde de quarta, antes mesmo da foco talentos me ligar, organização né?




       Voltando para a parte positiva (que é a que predomina), atualmente o programa trainee Sotreq paga muito bem (R$3800,00), oferece um mini MBA na IBMEC de BH (que estou fazendo atualmente e é muito bom), vantagens como plano de saúde e odontológico, possibilidade de ser efetivado, viagens para treinamentos, possibilidade de crescimento dentro da empresa e o job rotation, que permite a recém formado conhecer todas as áreas da Sotreq. Então gostaria de incentivar que estiver se formando para tentar o processo que deve ter inscrições no fim do ano!! Eu estou muito feliz junto com meus amigos trainees de todas as partes do Brasil!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário