quarta-feira, 1 de junho de 2011

Coisas sobre RH ou AH

Hj to com um tempinho de atualizar o Blog, ontem até que dava mas tava muito estressado para não dizer puto com a ineficiência do setor de recursos humanos ou como em outras empresas é dito Ambiente (DES)Humano.




Minha raiva de RH, ou melhor de certas pessoas que estão à frente do Rh, começou no primeiro estágio na Eletronorte - ainda como nível técnico. 



Lembro que uma Sra. chamada DoraVI (mudar o nome para não me complicar) aparentava durante o treinamento de imersão dos estagiários ser a pessoa mais amável, prestativa e caridosa do mundo, dizendo no seu discurso que resolveria qualquer problema conosco para nossa melhor permanência na empresa e olha que eu até acreditei... PURA BALELA,CHARLATANISSE...MENTIRA!! (como já dizia Padre Quevedo). 



Simplesmente ela era o cão na empresa, não ajudava em nossas solicitações, jurava que iria fazer coisas para os estagiários, cobrava coisas sem necessidade e ainda inventava procedimentos, e que uma encurtou a duração do estágio por pura burocracia e falta de vontade! 
Contudo gostaria de falar que mesmo com essa experiência negativa, o estágio da Eletronorte ainda é um dos melhores aqui em Belém, e que aprendi muito, vale a pena tentar!



Depois de certo tempo eu fiz novamente estágio na Eletronorte agora em nível superior, e adivinhem quem era a responsável pelo RH? Sim a DoraXI... Mas agora mais experiente e após aprendizado da experiência anterior, conseguir aproveitar o melhor do estágio sem depender do RH, pois para certas coisas que sabia que ele não iria me atender sempre tentava conseguir ajuda de outras pessoas e setores que eu sabia que trabalhavam realmente.
A DoraBI se achava a última bolacha do pacote...

Terminados os estágios e o curso de elétrica, entrando no mercado de trabalho achava que as más experiência com Rh haviam cessado. Mas não é que para minha surpresa ou não ja que eu já era descrente com a efetividade do Rh ou AH... descobri que um programa tão conceituado de trainee que participo atualmente sofre do problema de R/Ah. E pior da mesma forma que na ELN, uma mulher com uma conversa boa, muitos sorrisos e discurso que sempre nos ajudaria virou para mim e outros trainees um calo no pé.

RH, incompetência ao estilo exterminador: "I'll Be Back!"

Calo no pé que desde o momento em que ela nos deixou ou mesmo enquanto ela nos acompanhava ou até antes, no processo de seleção que foi bastante conturbado não tivemos mais nenhuma ajuda! Procedimentos que nos deveriam ser repassados não foram, no maio estilo se VIRA. TODOS meus emails (tem alguns de mais de 3 meses) ainda não foram respondidos, com solicitações simples mas que necessitavam de respostas (reclamação de todos trainees). Voltando para mina sede, não foi repassada nossa agenda com o JOB Rotation - prometida há um mês... somente o primeiro setor que trabalharíamos.
Com o fim dessa primeira rodada (3 semanas) e ainda sem agenda e notebook que também foi prometido para o mais cedo possível (que está parado há duas semanas na sede esperando a boa vontade de alguém liberar para a gente) soube por boato que iria para a próxima rodada do Job para Porto trombetas (lugar muito longe, onde Judas perdeu as meias... depois das botas...).  Ligando pro AH (email não é respondido, lembram?!) não consegui falar com A dita cuja novidade né?! deixei recado para uma moça que disse que Ela iria retornar... e nada Novidade de novo. Um colega meu ligou após em outra hora e falou com ela sobre o job dele e do meu. Ela simplesmente informou que o meu job seria em lá em Porto e que eu deveria me virar ligando para os trainees passados para saber procedimentos para eu ir para lá (pedir EPI, ver passagens e pedir autorização para entrar) - ou seja, ela simplesmente não iria trabalhar e havia repassou a ossada dela para mim. Indignado pedi auxílio para meu Tutor, e ele ligando para ela teve como resposta que não era bem aquilo e ainda seria confirmada agenda e que ela a enviaria no fim do dia. Isso foi nesta segunda, e hj na terça meu tutor nada recebeu... e meu job termina na sexta... e eu ainda sem nenhuma posição oficial... em outras palavras, tá uma verdadeira CAGADA! 
Merda no ventilador...

Antes estava muito feliz com o programa Trainee, mas depois de tudo isso já começo a olhar concursos e outros programas trainees que irão sair - e isso é uma pena, porque eu acho que conseguiria melhorar um pouco a minha atual empresa com minha energia... mas que agora um setor que é somente custo/gasto que não gera lucro na Empresa está acabando com investimentos em novos talentos para áreas que geram lucro... como a engenharia...


Mas crianças queria deixar algo de lição: NUNCA confiem no RH / AH, principalmente naquela pessoa que se diz melhor amiga de vcs com carinha bondosa e papo manso... corram para as colinas... e tentem sempre fazer as coisas para não depender delas, porque na hora que mais precisarem vão ter... NADA! 


Agora é esperar e ver no que dá...


Nenhum comentário:

Postar um comentário