segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Coisas Sobre ENGENHARIA

Vendo algumas figuras sobre engenharia - ciência INexata -  decidi escrever um pouco sobre esta "nobre" área do conhecimento junto a medicina e direito ,porém não tão bem reconhecida. Por acaso alguém já viu alguma criancinha falar que queria ser engenheira eletricista? Não!! só advogados, médicos, veterinários, professores* e blá blá etc. e tals.




Tem gente que fala que parte da falte desse reconhecimento advém por não salvarmos vidas como médicos e bombeiros... contudo o que ninguém vê é que mantemos vidas por nossos pequenos projetos, com grande responsabilidade que temos... NOT (como dizia Borat...)...OU NÃO!! que diga quem fez os pilares do Real Class aqui em Belém!

Responsabilidade pela fiação...
Só Caim para escolher quando criança
Geralmente quem opta pelo ramo ou é pela influência de pais ou porque foi ESCOLHIDA (Neo, you are the chosen one!), ou seja, tem uma "vocação". No meu caso foi a vocação e falta de habilidade social..., desde pequeno gostei de desmontar coisas para saber como funcionavam, fazer aqueles experimento do mundo de Beakman e vontade de criar engenhocas (aquelas que um dominó cai, aciona uma chave que aciona outra coisa e assim em diante), principalmente as eletrônicas. Eu fui falar isso em uma entrevista para entrar na Sotreq e o cara fez chacota comigo...mas tudo bem, faz parte!


Abertura do Ratimbum com engenhocas

 

Dilbertinho e o jeito que não tem mais jeito...


O problema é que depois de tomado o caminho, não tem mais volta, começa a gostar de coisas, que pessoas consideradas "normais" não entendem ou acham bastante esquisito, tipo star wars, zumbis (olha vai ter uma Zombie Walk dia 31!!), rpg, quadrinhos, vídeo game, coisas que eu gosto muito hehe!! Tipo, se não conhece algum engenheiro, especialmente elétricos quero dizer eletricistas (isso até hoje não entendo a nomenclatura, pois quem faz mecânica é mecânico e assim robô?!, química é químico, elétrica... eletricista!!! lembrando somente aquele carinha que faz adaptações técnicas gambiarras na fiação elétrica da sua casa), é só ver um pouco de The Big Bang Theory.


Além de vocação, quem opta por fazer engenharia - aqui vou dar o exemplo de eng. elétrica (foi a que eu fiz) - tem que ter vontade, mas muita vontade de terminar o curso, porque o mesmo é pensado de uma tal maneira que somente os perseverantes conseguem terminá-lo (quem não cola fica na escola e no final só poderá haver um!). Pelo menos na UFPA existem muitos professores fêla da putas  que só querem ferrar com o aluno, empurrando bilhões de apostilas goela abaixo, passando provas mirabolantes, que beneficiam as vezes parentes em detrimentos de outros... isso é outra história... e não ensinando absolutamente nada do que seria interessante para estimular os estudantes (claro, existem bons professores, são poucos mas existem). 

Lembro das provas de Circuitos do Bouth... eram simplesmente complicadas....
Contudo tirando as coisas ruins, tem as boas que são... é... deixa eu ver... humnnnnnnnn... ótimos amigos que fazemos e que podem ser parte do grupo de rpg ou jogarem counter strike no laboratório... , possibilidade de participar de algo que ajude as pessoas, participar de projetos que muitos não entendem mas usam ou precisam (que diga esse deficit de profissionais que o país sofre) , ter muitas bolsas de intercâmbio, pensamento lógico e ter visão diferenciada sobre as coisas... dentre várias outras que não lembro.

A visão de quem faz exatas e quem faz humanas...
Depois de formado fico bastante alegre em um aspecto como trainee de engenharia, atualmente da Sotreq. Vejo que engenheiros são bastante valorizados na empresa se tornando até figuras invejadas. Tem muita gente lá que é mordida e fala : "vida boa é de trainee, não faz nada e ganha mais que a gente!! - Como resposta que não damos mas pensamos poderíamos falar: "Então vai lá estudar 5 (até 10 para outros) anos, passar pelo que passamos!!!, quem mandou escolher o curso errado..."

Mas digo, nunca mesmo depois das dificuldades que tive, o curso que fiz, pelas amizades e vivência que passei! Um bônus para quem já terminou ou está terminando a faculdade.




* Vamos assumir que na realidade os professores são bem menos valorizados, não deveriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário