domingo, 24 de abril de 2016

Coisas sobres regras estúpidas e a metáfora dOs Cinco Macacos

Ontem (23/04/16) passei por uma situação que me tirou um pouco do sério novidade né?! e que me lembrou um tema que havia deixado como rascunho no blog desde 2012, que é a metáfora dos cinco macacos. Coloco a seguir do que se trata a metáfora para a seguir explicar sobre o que me aconteceu.

A metáfora dos cinco macacos (se quiser pular para o vídeo tudo bem...):
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. Bem ao centro, havia uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, um jato de água fria era acionado contra os que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e o enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, sendo dela logo retirado pelos outros, com bastante porrada. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.

Um segundo macaco veterano foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato.

Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu...

Um quarto... e por fim o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas, então, ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:

- “Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui“.
ou



Para quem tem preguiça ou dificuldade de leitura tem resumo vídeo no youtube:


Explicando a metáfora vamos ao acontecimento que motivou o post. Fui ontem com a namorada ao cinema que fica no shopping Bosque Grão Pará para um filme marcado para 20:10 h. Depois da sessão decidimos conhecer a cervejaria que havia sido inaugurada. O funcionamento da cervejaria é até as 02:00 h, sendo o do shopping até as 22:00 h. Ok, sem problemas ... as lojas fecham mas existe a facilidade de tudo funcionar para quem permanece, como máquinas de pagamento de estacionamento, muitos seguranças e corredores restritos para acesso a lugares chave, por exemplo ao estacionamento. 

Olha aí o shopping Bosque Grão Pará


Como citei, fomos ao cinema, desta maneira chegando bem mais cedo que o fechamento do shopping, por volta das 20:00 h, horário este de maior movimento de pessoas, deixando poucas opções de estacionamento* (ver bônus ao final), me obrigando a estacionar na parte mais afastada (a de trás).

Local de estacionamento, foto um pouco antiga mas é a que tinha no maps

Beleza, fomos jantar na cervejaria, curtimos o show e pronto, hora de ir embora... a porta que havíamos usado como entrada estava fechada e bloqueada por um segurança da cervejaria, que nos avisou que teríamos que sair pela parte traseira uuii da casa - regras do shopping! Fazer o que então [indagação #1]?! Saímos e percebemos que estávamos na parte da frente do shopping, mais exatamente no estacionamento da frente, que encontrava-se lotado horas antes, e que se distancia 178m (medidos do google earth) do local que tínhamos estacionado. O que fazer então [indagação #2]? 

Resposta ideal = Ir para o acesso mais próximo a 5 metros para entrar novamente no shopping e seguir para onde o carro estava.

Resposta real = Chegar ao acesso ao lado (acesso 1) que era guardado por um segurança e ter a resposta que era proibido continuar por lá, mesmo estando aberto e mesmo explicado que o carro estava no estacionamento de trás, tendo que atravessar parte do shopping (mais exatamente o corredor que mostrava para ele) para chegar lá . Explicitei que a proibição era oriunda de uma regra estúpida pois eu como cliente realmente precisava atravessar aquela parte do shopping de preferência da maneira mais curta mas só obtive como resposta que era uma regra de segurança (de quem não é?? indagação #3que fiz questão de complementar que era uma regra extremamente burra.


Resumo da ópera:


A muito contragosto tivemos que caminhar até o acesso da frente do shopping, para então seguir por dentro até chegar no corredor que mais cedo havia apontado para o Sr. segurança que cheguei a ver durante a caminhada e que fez questão de desaparecer da minha vista quando me viu seguidor de regras burras sem questionar (o daí da metáfora dos cincos macacos) para assim chegar no carro. 

Em números:
  • Caminhada ideal = 190 metros;
  • Caminhada real = 380 metros + o aborrecimento.
Tiro como conclusão que pessoas poderiam pensar um pouco mais na regras existentes, não agindo como seres irracionais como macacos. Outro ponto a destacar é que o shopping que se diz um prestador de ótimos serviços e que sempre pensa em seu cliente, deveria orientar melhor seus funcionários para serem seres pensantes.

Farei essa reclamação nos canais de ouvidoria mas duvido muito que isso mudará algo.


BÔNUS:

*Abro parênteses para falar que o estacionamento foi um dos piores projetos que já vi para a cidade de Belém, pois é algo explicitamente copiado de outro lugar sem se adaptar a realidade local, já que é um estacionamento a céu aberto, o que é contraditório para uma cidade que chove todos os dias (capital mais chuvosa do Brasil) com chuvas do tipo tempestade tropical.

Tabela do clima de Belém, fonte Wikipedia, seleciona que aumenta.



Até a próxima que espero que não demore 4 anos para ser escrita...



Nenhum comentário:

Postar um comentário